terça-feira, 10 de novembro de 2015

POPULAÇÃO DE ITINGA NÃO TEM MOTIVOS PARA COMEMORAR ANIVERSÁRIO DOS 19 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA ADMINISTRATIVA.












A Cidade de Itinga faz 19 anos nesta terça-feira. Mas, ao contrario do que a palavra aniversário significa, os moradores não tem muitas razões ou motivos para comemorar a data. A Cidade está completamente abandonada, com inúmeras obras paralisadas e com a crise econômica Brasileira a situação pode deixar a população de Itinga ainda pior.

O município de Itinga limita-se ao Norte com Estado do Pará; a Leste com o município de Açailândia; a Oeste com o município de Açailândia e ao Sul com o município de Açailândia. Tem como principal fonte de renda a indústria madeireira a pecuária e o comercio.

Mesmo com sua independência administrativa e com verbas à disposição nos cofres públicos, Itinga que foi elevada à cidade pela Lei nº 6.147, de 10 de novembro de 1994, desmembrado do município de Açailândia. Constituída como distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005. 


Esta celebrando nesta terça-feira, 10/11/2015, seus 19 anos de emancipação político-administrativa sem razões para festa.

A Prefeitura da cidade programou uma micareta para celebrar a data, e sua população, com mais de 24.863 habitantes, conforme dados do Censo 2010, não ver motivos reais para comemorar carnaval nenhum. Com uma renda per capita de R$ 3 milhões de reais, na sua história politica administrativa nunca se viu tanto desmando e abandono por parte da atual administração municipal que governa para poucos.

Neste ano, porém, não há muito o que se comemorar.

A cidade passa por um dos seus piores momentos e o descontentamento com a situação é evidente nos quatro cantos da cidade, nem mesmo os bairros considerados centrais tem o que comemorar, o que dizer então dos mais distantes. A atual situação é considerada como uma das piores já enfrentadas pelos moradores e visitantes, acostumados a ter uma cidade que antigamente atendia as demandas da população e de seus visitantes.

O descontentamento é geral, a situação, que já era difícil, agravou-se nos últimos meses. O índice de desemprego cresceu de maneira espantosa.

A cidade de Itinga que foi agraciada por Deus com uma natureza exuberante, fauna e flora rara, que poderiam ser exploradas na área do TURISMO de forma inteligente e provocar melhor padrão de vida aos moradores e maior conforto aos visitantes, peca infelizmente por não decidir se os visitantes são bem vindos ou se indesejados.

CIDADE COMPLETAMENTE SUJA: Andando pelas ruas de Itinga o que se ver é muito lixo espalhado por todos os cantos e lados, uma vez que a coleta de lixo não acontece com frequência nos bairros.

SAÚDE NA UTI: Ambulância da cidade até que funciona, mais não para de encaminhar pacientes para Açailândia e Imperatriz, falta medicamentos essenciais e o hospital municipal de Itinga esta precisando urgentemente de uma reforma, pois sua estrutura física esta com aparência de abandono.

Apesar de o quadro ser delicado, o poder público municipal continua a insistir que tudo está bem e que o município nunca esteve melhor.

Agora em 2015, com a crise nacional também instalada no município a situação do povo piorou espantosamente.

Insegurança publica, desemprego, postes sem iluminação, ruas cheias de lixo e buracos, falta de infraestrutura e perseguição a servidores públicos e pessoas com boa intenção que tentam implantar novas formas de atuação na cidade.

Para resumir, se não faz parte da panelinha da PREFEITA esta excluído.

Quantas ruas com esgoto a céu aberto?


Quantas ruas que mais parecem pista de rally quando secas ou quando chove parecem rios que invadem as casas. Quem precisa fazer uso da saúde pública sofre com a falta de atendimento adequado, sem condições de atendimento digno, e o pior de tudo é ainda fazer festa para comemorar o que mesmo?

Com todos esses problemas todos, ITINGA-MA tem realmente o que comemorar neste dia 10 de Novembro/2015 ?

OS MORADORES tem motivos para celebrar o aniversário da cidade?

Hoje por exemplo não tem nenhuma programação na cidade?




Um comentário:

  1. Falando em políticos, estava no facebook e fui averiguar essa que dizem ser a maior rival de Dino,a ex deputada Maura Jorge, fiquei impressionado o alcançe que as publicações dela tem, a medida das curtidas e comentários são gigantescas, fui fazer um comparativo com o rival dela, e Flavio Dino fica para trás. O que justifica uma prefeita estar com a rede social mais intensa que o Governador do estado? Será se os Sarney apoiariam ela para governo ou ela se inviabilizaria sem?

    ResponderExcluir

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.