terça-feira, 28 de março de 2017

Técnicos de São José de Ribamar visitam Salas do Empreendedor de referência no MA



Capitaneada pelo Sebrae, missão teve o objetivo de mostrar as boas práticas desses espaços previstos na Lei Geral da MPE para desburocratizar os processos mercantis.

Enquanto aguarda a aprovação do projeto encaminhado à Câmara de Vereadores que versa sobre a criação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte de São José de Ribamar, o prefeito Luiz Fernando Silva fortalece a parceria com o Sebrae no intuito de se preparar para oferecer um ambiente favorável e diferenciado aos pequenos negócios locais. Nesta semana, por exemplo, uma missão técnica ribamarense seguiu para Açailândia e Estreito onde conheceu as boas práticas das Salas do Empreendedor desses dois municípios, referências no Estado.

A missão foi articulada diretamente pelo diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins e o prefeito Luiz Fernando Silva. “Por meio da Unidade de Políticas Públicas e unidades regionais, o Sebrae faz interlocução com as administrações municipais para mostrar os benefícios advindos com a Lei Geral e este ambiente favorável que a legislação regulamentada e implementada pode propiciar para o desenvolvimento e sustentabilidade dos pequenos negócios, dinamizando a economia local, favorecendo a geração de mais emprego, ampliando a renda e melhorando a vida dos munícipes”, enfatiza o diretor superintendente da instituição no Maranhão, João Martins.

As visitas às Salas do Empreendedor de Açailândia e Estreito foram organizadas pela Unidade de Políticas Públicas (UPP) do Sebrae e Unidades Regionais tendo como critério o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. “Os dois municípios tiveram seus gestores premiados quanto aos indicadores de implementação da Lei Geral, requisitos que o Sebrae elencou para monitorar o nível de ambiência legal favorável às MPEs nos municípios”, reforçou a gerente da UPP, Cristiane Correa.

As Salas do Empreendedor são administradas pelas prefeituras para desburocratizar os processos mercantis e descomplicar a vida dos empreendedores no relacionamento empresarial com órgãos do poder público. O Sebrae oferece assessoria técnica na implantação dos espaços e na capacitação dos Agentes de Desenvolvimento Local (ADL), servidores municipais nomeados para o atendimento aos empreendedores.

"A visita nos proporcionou conhecer o que está sendo testado e agregar esse conhecimento como meta para um trabalho mais ágil e eficaz, seguindo a orientação do prefeito Luiz Fernando de implantarmos um ambiente mais favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios em São José de Ribamar", pontuou a assessora especial da prefeitura ribamarense, Leila Britto.


Exemplos para multiplicar


Em 2016 o gestor municipal de Açailândia, Juscelino Oliveira, ganhou o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Desburocratização. “A Sala do Empreendedor de Açailândia tem seus diferenciais na logística e se destaca por estar inserida no mesmo espaço físico onde funcionam a parte de Tributos, Fazenda, Fiscalização e Meio Ambiente, o que otimiza o tempo de a abertura das MPE e cadastro dos Microempreendedores Individuais. Um modelo muito válido de integração”, sinaliza Leila Britto.

Em Estreito, além de conhecer as instalações da Sala do Empreendedor, a comitiva teve a oportunidade de conversar com o próprio prefeito, Cícero Neco Morais, o Cicin, que já acumula três troféus do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. “Para nós é uma honra ser foco desse benchmarking, ser exemplo para gestores maranhenses e poder multiplicar essa experiência de fazer do empreendedorismo um dos pilares da administração municipal, dando todo o aparato necessário para que os pequenos negócios possam crescer e ter vida longa, o que gera divisas importantes aos municípios”, aponta Cicin.

A partir das visitas em Açailândia e Estreito, a Prefeitura de São José de Ribamar vai analisar todas as informações repassadas pelos Agentes de Desenvolvimento Local (ADL) e coordenadores das Salas do Empreendedor e reunir com todas as secretarias municipais que estarão envolvidas e ligadas ao espaço. “Queremos encontrar logo um possível local para a instalação da futura Sala do Empreendedor de São José de Ribamar, onde estarão contemplados todos os serviços para facilitar o atendimento aos empreendedores ribamarenses e em todo esse trabalho contaremos com o apoio do Sebrae”, ressaltou a assessora Leila Britto.

Jhene Assis
Assessora Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e se quiser sua mensagen sera anonima. Os comentarios seram publecados apos avaliação do blogger, Não e permitido spams.